Pesquisadora da Dinamarca abre Seminário online sobre educação infantil


Uma equipe de professoras de quatro universidades brasileiras – UEL, Unesp, PUC e Unespar – promove nesta sexta-feira (24), às 9 horas, encontro internacional para debater a educação infantil. Para o evento online, foi convidada a professora e pesquisadora Ditte Winther-Lindqvist, da Faculdade de Educação da Universidade de Aathus, da Dinamarca. O Seminário é aberto e será transmito pelo canal TVFCLAR.

Na ocasião, a convidada abordará o tema “Care and caring well for children from a wholeness approach: The case of Early Childhood Education and Care (ECEC)” e tratará de questões conceituais, éticas e práticas ligadas ao ato do cuidar no contexto da educação infantil. Haverá tradução para língua portuguesa dos slides e da sessão de perguntas.

(Divulgação).

Segundo uma das organizadoras do evento, a professora Cassiana Magalhães, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), a participação da pesquisadora dinamarquesa é de grande relevância. “No âmbito da educação infantil, a Dinamarca é um país que se destaca pelas proposições e políticas, visando garantir um atendimento de qualidade para todas as crianças”, afirma.

As pesquisas desenvolvidas por Ditte Winther-Lindqvist apontam para a necessidade de avanços teórico-filosóficos e teórico-práticos na compreensão do cuidado profissional no contexto das instituições de educação infantil, com foco na primeira infância. “Essa é uma questão de imensa relevância para todos nós, pesquisadores e profissionais que atuamos com a primeira etapa da Educação Básica”, afirma Cassiana, que ainda diz ser esta uma oportunidade para fortalecimento teórico das pesquisas e da internacionalização.

Intercâmbio acadêmico

Além de Cassiana Magalhães, da UEL, as professoras organizadoras do evento e pesquisadoras da educação infantil são: Juliana Campregher Pasqualini, do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, da Universidade Estadual Paulista (UNESP – Campus Araraquara); Heloísa Helena de Oliveira Azevedo e Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas); e Lucinéia Maria Lazaretti, do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus Paranavaí).

As ações do grupo são desenvolvidas em parceria, por meio de projetos de pesquisa e extensão, atuação em fóruns de educação infantil e escritas acadêmicas partilhadas na área da educação infantil no país.


Referência: https://operobal.uel.br/educacao/2021/09/23/seminario-educacao-infantil-pesquisadora-da-dinamarca/

Pesquisadora da Dinamarca abre Seminário online sobre educação infantil Pesquisadora da Dinamarca abre Seminário online sobre educação infantil Reviewed by Blog Baguncei on setembro 23, 2021 Rating: 5
comentários via Facebook