Centenário de Paulo Freire
Desde 2012 foi conferido a Paulo Freire o título de “Patrono da Educação Brasileira”, seu legado defende que a educação deve ser dialógica e horizontal na medida em que não é a transferência de saber, sendo assim, esta precisa ser entendida como um encontro de sujeitos interlocutores.
Desse modo, Freire usava
a sala de aula como mecanismo de transformação social, em especial na educação
de adultos, pois, criou um método de alfabetização que trazia o vocabulário do
dia a dia do trabalhador para a sala, além, da premissa de que o processo formativo tem que ter
como parâmetro que educador e educando sejam entendidos como sujeitos que se
relacionam na dinâmica histórica da sociedade de maneira horizontal e
respeitosa.
Em seu livro mais
conhecido, “Pedagogia do Oprimido”, Paulo Freire defende que o papel primordial
da educação é desenvolver o senso crítico, para ler o mundo além das palavras.
Ao comemorar o centenário
do nascimento de Paulo Freire, é possível perceber que sua Pedagogia se faz
necessária no atual contexto social, político e cultural, um de seus maiores ensinamentos para
nós enquanto futuros professores e professoras é o reconhecimento da
impossibilidade do educador de se manter neutro, pois toda ação educativa é uma
forma de intervenção no mundo, enquanto experiência humana, ideológica e
política.