O Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento - GEALI

 


O Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento - GEALI da Universidade Federal do Rio Grande - FURG foi criado em 2012, com registro no diretório da CAPES em 2018. 

Sob a coordenação das professoras Gabriela Nogueira e Silvana Zasso, o grupo tem o propósito de promover ações de estudo, pesquisa e extensão sobre diferentes aspectos que envolvem a alfabetização e o letramento em espaços escolares e não escolares, bem como práticas de incentivo à leitura. Conta com a participação de professoras do ensino superior, professoras da educação básica, estudantes da graduação e pós-graduação e demais interessados na temática.

Alguns projetos do grupo:

Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à Leitura - LAPIL: um espaço acadêmico de produção e elaboração de material didático pedagógico para alfabetização de crianças, jovens e adultos. Espaço para práticas de incentivo à leitura, especialmente a leitura literária, articulando ações de ensino, pesquisa e extensão.

Histórias que Navegam:  o projeto de leitura de livros de história infantil com fins de fruição. Buscando alcançar um maior número de crianças possível foi criado um podcast, com a contribuição de estudantes do curso de Pedagogia. Com participação de alunos da Escola 16 da Cidade de Salto - Uruguai. Em 2020, foi criado um canal no Youtube para leituras de histórias infantis com a participação de professoras, estudantes da graduação e pós-graduação, crianças e demais colaboradores.


Papo Rápido Sobre Alfabetização: Um projeto que contribui com a discussão  sobre a aprendizagem da leitura e escrita e práticas de leitura por meio de vídeos produzidos por professores para o canal do LAPIL no YouTube, priorizando temáticas do cotidiano das salas de aula de alfabetização.


Acompanhe as ações do GEALI em nossas redes sociais:

Facebook: 1 e 2
Instagram: @gealifurg e @lapilfurg


O Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento - GEALI O Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento - GEALI Reviewed by Blog Baguncei on abril 09, 2021 Rating: 5
comentários via Facebook