A Abertura da IV Jornada do FEIPAR

Confira a Abertura da IV Jornada do FEIPAR

Com a participação de outros grupos de trabalho do Paraná, o dia vinte e seis de setembro foi marcado por agregar conhecimento aos ouvintes.

Renata Suzuê
A abertura da IV Jornada do Feipar, o Fórum de Educação Infantil do Paraná, pelo grupo de trabalho (GT) Pé Vermelho começou na manhã do dia 26 de setembro com a participação de Renata Suzuê, contadora de histórias formada pela UEL e que no momento atua como professora da rede municipal em um CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) e também com uma palestra de Angelo Abrantes, mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a PUC, e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Abrantes trabalha como professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista, Unesp, e possui experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento além da bagagem em psicologia da Educação, desenvolvimento humano e educação infantil.

Suzuê abriu a programação com dois contos, utilizando de elementos simples como fantoches e até uma meia-lua (espécie de pandeiro) para apresentar no primeiro momento “O Rato”, em uma adaptação da canção do grupo musical Palavra Cantada. Em seguida, com outros elementos prendeu os inscritos da jornada com a performance do conto “O Macaco e a Velha” de Ricardo Azevedo, a história advinda da África nos coloca em um contato direto com a cultura daquele povo durante a saga de uma velha que procura vingar-se de um macaco que roubou suas bananas.
Angelo Abrantes
Abrantes trouxe os elementos teóricos para somar à jornada, com uma espécie de “aula expositiva” sobre seu objeto de pesquisa e trabalho. Literatura e a gênese do pensamento teórico na Educação Infantil trouxe a discussão acerca da necessidade e possibilidade de ensinar na educação infantil. Em dois blocos abarcou teoria e análise de contos dentro de uma perspectiva da eficiência do discurso e da contribuição deste para o desenvolvimento infantil.
Com uma proposta rica e utilizando a ancoragem necessária ambos trouxeram um excelente aporte prático e teórico ao auditório.
Confira a contação da histórias e a palestra que serão disponibilizados em  breve.
No próximo 2 de outubro às 8h 30 min haverá o segundo encontro da jornada com a palestra da professora doutora Greice Ferreira da Silva. As inscrições ainda podem ser feitas no local, prédio do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional) da UEL na data.

Reportagem: João Guilherme França, aluno de jornalismo da Universidade Estadual de Londrina e integrante do projeto de extensão Apropriações Teóricas e Suas Implicações na Educação Infantil.
A Abertura da IV Jornada do FEIPAR A Abertura da IV Jornada do FEIPAR Reviewed by Blog Baguncei on outubro 03, 2017 Rating: 5
comentários via Facebook