As crianças pelo mundo- Cassiana Magalhães

    Nossa coordenadora do blog, está  em uma viagem na Europa e escreveu um lindo texto, que gostaria de compartilhar a vocês seguidores do nosso trabalho, espero que gostem:



    "No trem de Roma a caminho de Firenze, vim pensado em algo que tenho observado por aqui: a presença das crianças em todos os espaços. Essa conversa não diz respeito em falar que um lugar é melhor que outro, apenas uma pequena reflexão sobre as crianças. Bebês e crianças bem pequenas carregados por vezes em “mochilas” de costas pelos pais. Pequenos em carrinhos e claro, algumas já fazem o percurso a pé. Percurso esse em museus, parques, igrejas…

    Tudo acontece em paz? Não! Tem perrengue, tem choro, tem birra ao longo do caminho. Tem paradas para conversar, por vezes dar broncas ou até seguir, deixando a criança chorar por um tempo.
    Nossa!!!! Que dó, vocês devem estar pensando. Mas confesso que observei várias dessas cenas, seguidas por calmaria e continuidade dos passeios.
    Então, quero chamar atenção para as diferentes aprendizagens do caminho: (a) o tempo de espera; (b) a observação do entorno; (c) a escuta de diferentes línguas; (d) o respeito pelos outros que ocupam o mesmo espaço.
    Enfim, não se aprende só com a obra que foram ver; com o lugar visitado, mas com o conjunto de ações que colocam as crianças em contato com o mundo!".

Cassiana Magalhães.

Itália, 06 de agosto de 2022.


As crianças pelo mundo- Cassiana Magalhães As crianças pelo mundo- Cassiana Magalhães Reviewed by Blog Baguncei on agosto 10, 2022 Rating: 5
comentários via Facebook