Primeira indicação de leitura de 2022!!

 



A dica do Blog BaguncEI para começar 2022 com tudo é a leitura do livro: "Arte contemporânea e docência com crianças: inventários educativos"

Este livro conta com os organizadores: Susana Rangel Vieira da Cunha e Rodrigo Saballa de Carvalho

Sinopse:

"Se há algo que se pode dizer de Arte contemporânea e docência com crianças: inventários educativos é que este livro nos entrega aquilo que promete: reúne textos que emergem da experiência da docência com crianças em sua aproximação com o universo da arte e (e em) suas potencialidades. Nisso, o que merece destaque é a riqueza dessas experiências, vivas e pulsantes em escolas públicas, privadas, em escolas de arte; vivas e pulsantes também no contato com aqueles e com aquelas que trabalham com crianças e que, assim, buscam formações diversas – em universidades, em cursos de extensão, de aperfeiçoamento... 
Em seu conjunto, os textos investem na abordagem da arte contemporânea, naquilo que decisivamente a constitui como matéria de pensamento e, de modo particular, como algo a ver com a educação em suas práticas: com a exploração/descoberta de materiais (múltiplos, diversos, cotidianos, ordinários); com aquilo que se faz e que se expõe no museu, mas também e especialmente na rua, no beco, nos muros que dão contornos aos relevos das cidades; com gestos de criação humana na medida em que implicados com a provocação, com o tensionamento do dado, do já sabido – e, por isso, com aquilo que aqui, em mim, em você, emociona, intriga, mobiliza, desafia e também, por vezes, desacomoda e incomoda. 
Se há algo que se pode dizer da obra é que ela trata do diálogo da arte contemporânea com a infância, sem dúvida; mas também (e por isso mesmo) do diálogo com artistas e seus processos criativos; do diálogo das crianças com aquilo que favorece, nelas, a criação, a imaginação, a curiosidade. Acima de tudo, é do diálogo de professora(e)s com o tempo presente (em suas demandas e urgências) que o livro aqui trata, mostrando que é sua preocupação casuística e obstinada justamente aquilo que esse tempo exige e que fundamenta grande parte do compromisso ético e político de educar. Sem promessas".
 
Por Fabiana de Amorim Marcello


- Quem tiver interesse em saber mais, podem acessar o evento: "Lançamento do livro: Arte contemporânea e docência com crianças: inventários educativos", contando com quatro dias de lives, no canal Estúdio de Pintura Apotheke.
 
Acesse aqui: 
Primeira indicação de leitura de 2022!! Primeira indicação de leitura de 2022!! Reviewed by Blog Baguncei on janeiro 18, 2022 Rating: 5
comentários via Facebook