DISTANCIAMENTO DAS CONQUISTAS HISTÓRICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE A ATIVIDADE PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE CONFINAMENTO
Este artigo elaborado pelas autoras Cassiana Magalhães, Lucineia Maria Lazaretti e Juliana Campregher Pasqualini, publicado na Revista Humanidades e Inovação no Dossiê Infância, Artes e Patrimônios Educativos procura registrar, sistematizar e
sintetizar as principais questões que se apresentaram
no/ao universo da educação infantil no cenário da
pandemia do coronavírus (Covid-19). O objetivo é
contribuir para se traçar um panorama do período
e acumular subsídios para um futuro balanço dos
efeitos e consequências da condução social e política
das problemáticas que se colocaram para a educação
infantil na situação de excepcionalidade pandêmica.
Considerando a atividade do professor e da criança no
interior da atividade pedagógica, argumenta-se que as
escolhas e encaminhamentos deste período confinaram
a educação infantil ao atendimento de demandas
formais, protocolares e burocráticas, e distanciada de
sua tarefa humanizadora e desenvolvente. O imperativo
de “reinventar-se”, em tal cenário, parece ter cumprido
a função ideológica de ocultar a ausência de condições e
suporte social e institucional.
Reviewed by Blog Baguncei
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junho 08, 2021
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