"Políticas Públicas de Educação Infantil: diálogos com o legado de Fúlvia Rosemberg"



    Este livro é resultado de um trabalho coletivo que se iniciou durante o primeiro semestre letivo de 2020, no contexto da disciplina “Políticas de Educação para a Infância”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (PPGE/Unicamp), e que foi ampliado por meio de parcerias realizadas entre: docentes pesquisadoras e estudantes egressas e vinculadas a diferentes linhas e grupos de pesquisas do PPGE/Unicamp, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); pesquisadores do Instituto Superior de Ciências da Educação-ISCED de Luanda, em Angola, e do Social Movement/Social Justice Workgroup da University of California Irvine – UCI, nos Estados Unidos da América; e, ainda, por professoras e membros de equipe de gestão das redes municipais de ensino de Campinas e Santo André e de duas creches universitárias (Escola Paulistinha/Unifesp e Divisão de Educação Infantil e Complementar-DEdIC/Unicamp). Este livro foi selecionado no Edital público do PPGE/Unicamp, com financiamento do PROAPCAPES, que tornou possível sua publicação com livre acesso para todos os profissionais da educação e demais interessados no tema.
    As análises presentes neste livro centram-se nas políticas públicas de Educação Infantil (EI) contemporâneas no Brasil, considerando os seus determinantes históricos, políticos e socioeconômicos, a partir do legado de estudos e pesquisas deixados, desde a década de 1980, pela pesquisadora Fúlvia Maria de Barros Mott Rosemberg, uma das principais estudiosas e participante da elaboração de políticas de Educação Infantil brasileira, que se tornou referência para a formação de pesquisadores e educadores comprometidos com a primeira infância.

Reviewed by Blog Baguncei on maio 27, 2021 Rating: 5
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