"A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL"


    A autora ALINE RAFAELA LORO visa neste texto abordar a importância do brincar na Educação Infantil,
principalmente para crianças de zero a três anos de idade, bem como analisar o papel do educador nessa importante fase da vida da criança. 
    Explicando que o ato de brincar é uma forma de comunicação por meio da qual a criança se desenvolve integralmente, tanto no aspecto físico, como social, cultural, afetivo, emocional ou cognitivo. Por intermédio do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes, como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação. Mais do que isso, ela pode desenvolver áreas da personalidade, como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.
    Os brinquedos e as brincadeiras são fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva. Enquanto brinca, a criança se prepara para a vida, pois é por meio da sua atividade lúdica que a criança produz novos significados, que vai tendo contato com o mundo físico e social, e vai compreendendo como são e como funcionam as coisas.
    A ludicidade tem conquistado um significativo espaço na Educação Infantil, em que a criança estabelece uma relação natural com o brinquedo, através do qual ela transmite suas angústias, alegrias, tristezas, agressividades. Pais, educadores e sociedade em geral precisam saber que o brincar é um aprendizado prazeroso, que contribui na integração do indivíduo na sociedade. Os brinquedos, porém, devem ser adequados à idade das crianças, já que proporcionam o seu desenvolvimento e auxiliam na aquisição de conhecimentos. 

Reviewed by Blog Baguncei on maio 26, 2021 Rating: 5
comentários via Facebook