Indicação de Leitura - O EMBRIÃO DA BRINCADEIRA DE PAPÉIS SOCIAIS: AS PREMISSAS NECESSÁRIAS

A indicação de leitura dessa semana é um trabalho que aborda as premissas necessárias para o desenvolvimento da brincadeira e papéis sociais no período da idade pré-escolar. De acordo com a Teoria Histórico-Cultural, esta atividade guia não é espontânea, sendo assim, existem premissas que devem ser consideradas nos períodos anteriores do desenvolvimento infantil.

De maneira geral, o artigo aborda o engendramento dos períodos considerados, demonstrando a conexão entre os mesmos, como podemos visualizar na imagem abaixo: 


Além disso, o artigo explicita a importância do trabalho docente no desenvolvimento da brincadeira de papéis. Nesse sentido, é sempre importante ressaltar que para a Teoria Histórico-Cultural, a tríade professor-cultura-criança deve ser considerada como fundamental para o desenvolvimento psíquico, ou seja, o protagonismo, neste caso, é triplo. Por isso, enfatizamos a importância do professor neste processo. A imagem a seguir resume o que vocês encontrarão sobre isso ao ler o artigo:


Este artigo foi apresentado e debatido na 17ª Jornada do Núcleo de Ensino e 4º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural - Significado e sentido na educação para a humanização na Unesp-Campus Marília em 2018. 

Pode ser encontrado neste link

ou diretamente no Blog BaguncEI

Indicação de Leitura - O EMBRIÃO DA BRINCADEIRA DE PAPÉIS SOCIAIS: AS PREMISSAS NECESSÁRIAS Indicação de Leitura - O EMBRIÃO DA BRINCADEIRA DE PAPÉIS SOCIAIS: AS PREMISSAS NECESSÁRIAS Reviewed by Ju Carbonieri on março 09, 2020 Rating: 5
comentários via Facebook