Da educação infantil para o ensino fundamental: o que aprendemos no caminho - Professora Cassiana Magalhães


Hoje tive oportunidade de acompanhar um grupo de crianças, seus professores, a coordenadora da escola e minhas estagiárias em uma atividade que organizamos com intuito de aproximarmos as crianças da educação infantil com a escola de ensino fundamental. Falamos tanto em transição, mas de fato, fazemos pouco.
Mais do que adaptar as crianças à nova escola, nosso olhar deve voltar-se à acolhida. Para tanto, esse processo precisa iniciar-se ainda no ano anterior. Nesse sentido, entramos em contato com uma escola próxima, a qual tem grande possibilidade de as crianças frequentarem no ano seguinte e iniciamos um processo de comunicação por meio de correspondências interescolares.
Muitas aprendizagens se fizeram presentes com este gênero textual: remetente, destinatário, sentido da escrita, e ainda, o caminho que percorremos até o correio, o selo colocado na carta, o endereço da escola, enfim...
Hoje uma nova aprendizagem se fez no caminho, o ônibus bem grande, o contato com o motorista, o lugar diferente para colocar os pés (não tem na van e no micro-ônibus), as luzes no teto (cada detalhe chamava a atenção das crianças). Sem contar as histórias: “eu moro aqui perto”, “moro mais perto desta escola do que da outra”, “minha amiga estuda aqui”.
 A chegada foi permeada por olhinhos arregalados com as novidades, a comparação imediata com aquilo que era diferente.
O encontro foi inicialmente tímido, logo tomado pela curiosidade: “Quem é fulano que enviou a carta para mim?”. Seguido muitas vezes por um abraço.
Uma das professoras do primeiro ano teve a ideia de anotar as perguntas com as crianças e responder pessoalmente aquilo que não explicaram nas cartas. E além das conversas, da exploração dos espaços, puderam ainda, compartilhar o lanche.
 As crianças voltaram cansadas. No entanto, encontraram forças para conversar um pouco no caminho.
Nós sabemos que essa foi uma pequena ação no processo de transição, mas consideramos importante ao perceber o envolvimento das crianças e seus pares, bem como a atenção, cuidado e acolhida da escola que nos recebeu.
No retorno ao CMEI conversando com um professor ele disse “Sei que estou no caminho certo, as crianças precisam brincar, explorar o espaço, viver a infância”. Respirei aliviada com a percepção de que o caminho para o ensino fundamental não acontece de modo forçado, perdendo o tempo de ser criança, com ações antecipadas de um devir.

Da educação infantil para o ensino fundamental: o que aprendemos no caminho - Professora Cassiana Magalhães Da educação infantil para o ensino fundamental: o que aprendemos no caminho - Professora Cassiana Magalhães Reviewed by Blog Baguncei on outubro 07, 2019 Rating: 5
comentários via Facebook