"A brincadeira é um espaço de aprender as regras sociais"



afirma Zoia Prestes  A psicóloga e pedagoga defende a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil 
A psicóloga Defende brilhantemente a  importância da brincadeira e ainda comenta sobre aspectos educacionais atuais.
De uma olhada em um trecho da entrevista
"Como você vê esse modelo de educação que defende o livre brincar?
Eu gosto muito de um texto, não é exatamente um texto, mas uma palestra que o Vigotski proferiu em 1933, que é a brincadeira e o desenvolvimento psíquico da criança. O que ele traz como importante é que a criança não precisa de um brinquedo, por exemplo, para emergir a brincadeira.
A brincadeira ainda é uma atividade que não é inata, as crianças aprendem a brincar. O que eu tenho defendido em base nas ideias de Vigotski é que, por mais que se estabeleça um tempo e um espaço para brincadeira, isto é, uma forma de escolarização, de institucionalização da brincadeira, ela acontece. O que eu mais vejo não é o livre brincar da criança, eu vejo muito o adulto interferindo no brincar da criança.
Estou falando de um tipo de brincadeira, porque existem vários tipos. A brincadeira que Vigotski vai centrar a atenção e vai falar, que é uma atividade que guia o desenvolvimento da criança de mais ou meno dois anos e meio até os seis, sete anos, é o faz de conta. É nessa brincadeira que emerge na criança a imaginação e da imaginação é um passo para que o desenvolvimento do pensamento abstrato ocorra"
Verifique o texto completo aqui

"A brincadeira é um espaço de aprender as regras sociais" "A brincadeira é um espaço de aprender as regras sociais" Reviewed by Blog Baguncei on janeiro 31, 2019 Rating: 5
comentários via Facebook