ESTÁGIOS NA PEDAGOGIA #1 - Visita ao Museu de Zoologia



O Blog BagunCEI apresenta uma nova série sobre O ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Orientados pela Professora Dr Cassiana Magalhães, os estágios ocorreram no Centro de Educação Municipal de Educação Infantil: Laura Verginia. Trazemos intervenções elaboradas pelas Alunas do Curso de Pedagogia- Universidade Estadual de Londrina, onde em sua grade Curricular possuem o Estágio Supervisionado como Atividade Obrigatória.
Nesse primeiro episódio, as orientadas da Professora Doutora Cassiana Magalhães levam as crianças ao Museu de Zoologia do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina.



  O Estágio na Educação Infantil é importantíssimo para as primeiras aproximações dos discentes com a realidade da Educação Brasileira. Por isso, é obrigatório nas instituições de formação de professores pedagogos.
O estágio é o desafio inicial de todo o aluno que quer ser professor. Desta forma, é essencial que este consiga estabelecer relações entre os conhecimentos adquiridos nas as instituições de formação docente e a prática pedagógica a que ele será apresentado, quando for cumprir o Estágio Obrigatório. Logo, o Estágio é a melhor aproximação com a realidade objetiva da Educação Básica, agora com outro papel, o de professor.
É a partir deste olhar sobre o estágio que entendemos sua importância. E diante de dificuldades da ação e da interação com esse ambiente que será resignificado para os alunos de formação docente, é lógico que surgem alguns desafios, medos, angústias e preocupações. Porém, é essencial saber que é um processo em que seremos apresentados a uma instituição de Educação Infantil, a seus docentes, a suas metodologias e práticas. A ação do aluno de formação docente será guiada por todos esses sujeitos que estão presentes nesta instituição.

Desta maneira uma reflexão dialética sobre o que é ser professor, se faz necessária, considerando que para trilhar este caminho é preciso exercitar a profissão, conhecer a realidade de uma escola infantil e de sua organização pedagógica; saber conduzir os acontecimento que ocorrem no seu interior, saber lidar com as especificidades da criança pequena e as incertezas e adversidades que acontecem nesse espaço. (2013, p.27-28)



ESTÁGIOS NA PEDAGOGIA #1 - Visita ao Museu de Zoologia ESTÁGIOS NA PEDAGOGIA #1 - Visita ao Museu de Zoologia Reviewed by Blog Baguncei on novembro 04, 2018 Rating: 5
comentários via Facebook