TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E LITERATURA INFANTIL: POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO DE EXCELÊNCIA
Neste trabalho as autoras Marta Chaves, Cristiane Aparecida da Silva Pastre, Mariane Elizabeth da Silva, Daniane Salustiano de Lucena objetivaram estudar questões afetas à Literatura Infantil e suas contribuições
para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, tendo como referencial as contribuições
da Teoria Histórico-Cultural. Nessa perspectiva, apresentaremos algumas possibilidades de
trabalho com recursos didáticos ricos e enriquecedores que efetivam nossas defesas, de modo
a indicarmos possibilidades de intervenção pedagógica por meio de recursos como as “Caixas
que contam histórias”, “Caixas de Encantos e Vida” e os “Livretos”, todos elaborados a partir
de obras e autores clássicos da Literatura Infantil. Desta maneira, defendemos a relevância do
trabalho docente em proporcionar aos escolares o acesso à Literatura Infantil, seja a arte, a
música, as poesias ou os contos e histórias, de maneira enriquecida pelos detalhes. Para tanto,
necessariamente as intervenções didáticas devem ser intencionais e planejadas pelo docente
com o intuito de contribuir com o desenvolvimento das habilidades humanas das crianças, bem
como sua promoção intelectual, emocional e afetiva, dando-lhes condições de ampliar o
vocabulário, desenvolver a memória, a atenção, a concentração, o senso estético, o apreço pela
Arte e pelo belo, para mencionar alguns aspectos. Entendemos que tais possibilidades devem
ser propiciadas a todos os níveis educacionais, a começar pela Educação Infantil. Assim,
desenvolvemos por meio dos estudos iniciais da Teoria Histórico-Cultural a compreensão de
que o contato amplo e cheio de encantos com a Literatura Infantil, com o que há de mais
avançado no desenvolvimento científico, cultural e artístico, são condições essenciais em favor
de uma educação plena para o sujeito em formação, para o desenvolvimento de capacidades
essencialmente humanas.
Reviewed by Blog Baguncei
on
maio 10, 2018
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