TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E LITERATURA INFANTIL: POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO DE EXCELÊNCIA


    Neste trabalho as autoras Marta Chaves, Cristiane Aparecida da Silva Pastre, Mariane Elizabeth da Silva, Daniane Salustiano de Lucena objetivaram estudar questões afetas à Literatura Infantil e suas contribuições para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, tendo como referencial as contribuições da Teoria Histórico-Cultural. Nessa perspectiva, apresentaremos algumas possibilidades de trabalho com recursos didáticos ricos e enriquecedores que efetivam nossas defesas, de modo a indicarmos possibilidades de intervenção pedagógica por meio de recursos como as “Caixas que contam histórias”, “Caixas de Encantos e Vida” e os “Livretos”, todos elaborados a partir de obras e autores clássicos da Literatura Infantil. Desta maneira, defendemos a relevância do trabalho docente em proporcionar aos escolares o acesso à Literatura Infantil, seja a arte, a música, as poesias ou os contos e histórias, de maneira enriquecida pelos detalhes. Para tanto, necessariamente as intervenções didáticas devem ser intencionais e planejadas pelo docente com o intuito de contribuir com o desenvolvimento das habilidades humanas das crianças, bem como sua promoção intelectual, emocional e afetiva, dando-lhes condições de ampliar o vocabulário, desenvolver a memória, a atenção, a concentração, o senso estético, o apreço pela Arte e pelo belo, para mencionar alguns aspectos. Entendemos que tais possibilidades devem ser propiciadas a todos os níveis educacionais, a começar pela Educação Infantil. Assim, desenvolvemos por meio dos estudos iniciais da Teoria Histórico-Cultural a compreensão de que o contato amplo e cheio de encantos com a Literatura Infantil, com o que há de mais avançado no desenvolvimento científico, cultural e artístico, são condições essenciais em favor de uma educação plena para o sujeito em formação, para o desenvolvimento de capacidades essencialmente humanas. 
Reviewed by Blog Baguncei on maio 10, 2018 Rating: 5
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