A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO E REFLEXÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A presente pesquisa efetuada pela Professora Cristina Nogueira de Mendonça buscou compreender como a inserção de um processo de
documentação pedagógica subsidia e orienta a atividade do professor na Educação
Infantil na perspectiva da Teoria Histórico-cultural. Para compreender e analisar o
corpus informacional utilizou-se da categoria apropriação e objetivação em relação à
documentação pedagógica sob o enfoque da Teoria Histórico-cultural. O corpus de
análise foi gerado por meio de entrevista semiestruturada e observações em sala de
aula. A pesquisa foi realizada junto às professoras que atuam na Educação Infantil,
em uma escola particular, situada na cidade de Londrina, no Estado do Paraná. Com
base nesses dados procurou-se situar a documentação pedagógica como atividade
docente que estreita o diálogo entre teoria e prática, a fim de possibilitar uma atitude
mais consciente, intencional e reflexiva em relação à prática docente, com vistas ao
desenvolvimento máximo das qualidades humanas nas crianças. Foi possível
constatar que a documentação pedagógica se torna uma atividade reflexiva graças à
apropriação, pelos/as professores/as, de uma teoria que explicite o papel da
educação como sinônimo do processo de humanização. Sem esse
redimensionamento de concepções, não há possibilidade de mudança de foco no
processo de documentação em direção à essência do processo educativo. A opção
teórica que orienta o pensar e agir docente é, em última instância, a moldura que
condiciona a dimensão do processo de documentação pedagógica.
Reviewed by Blog Baguncei
on
maio 10, 2018
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