Entrevista com a mestre em Educação - Daniela Zanoni de Oliveira Lima

Entrevista com a mestre em Educação- Daniela Zanoni de Oliveira Lima. Tema da dissertação: Políticas públicas de educação infantil: uma análise da democratização no município de Londrina 



01 - Você acaba de defender sua dissertação de mestrado na linha de pesquisa Políticas de Educação na UEL. Pude como colega de estudo acompanhar a pesquisa que desenvolveu e dizer o quanto seu trabalho é relevante para a Educação Infantil, e em especial para a cidade de Londrina. Gostaria de iniciar, pedindo que relatasse o processo de seleção no qual foi selecionada. Conte um pouco dessa experiência para motivar nossos futuros mestrandos em Educação a participar do processo seletivo.


Primeiramente defini qual a linha de meu interesse. Sempre soube que meu mestrado seria em Políticas Educacionais. Depois, busquei um tema que me identifico, que percebi que havia uma problemática a ser estudada e a carência de estudos na área. Foi aí que decidi pela Educação Infantil, especificamente em Londrina. Foi importante saber sobre qual problema meu projeto iria abordar e a Educação Infantil é um problema recorrente em muitos municípios. Preparar-me para a seleção e o projeto exigiu dedicação e estudo, mas é gratificante você saber que foi selecionada. 

 02 - Seu projeto de pesquisa passou por várias fases. Conte um pouco como foi a contribuição das disciplinas cursadas, e a sua participação do Grupo de Pesquisa “Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação”.

 Quanto às disciplinas, umas colaboraram mais e outras menos, mas todas foram importantes para a pesquisa. No processo eu já selecionava textos correlatos à minha pesquisa e isso facilita o trabalho. Quanto ao Grupo de Pesquisa, a leitura de livros e os debates foram riquíssimos para a compreensão do contexto das políticas educacionais, em especial para o entendimento sobre o método do materialismo histórico. 

 03 - Você tratou da Democratização da Educação Infantil. O que descobriu sobre as Políticas Públicas voltadas para esse atendimento? 

 Minha pesquisa trouxe o entendimento de que muitas políticas elaboradas podem ter intenções distintas entre governo e sociedade. Além de haver muitas discrepâncias entre o modelo elaborado e sua implementação, o que muitas vezes compromete as ações e consequentemente a democratização do ensino.


 04 - Ao chegar em seu último capítulo, a pesquisa evidenciou a cidade de Londrina em relação a vários aspectos do trato das políticas públicas para com a Educação Infantil. Compartilhe conosco a relevância de sua descoberta. * 

De modo sucinto, evidenciou-se que houve avanços no atendimento à educação infantil no município. Contudo, a expansão é pautada na política da Terceira Via, que depende de recursos da sociedade civil organizada para atender um serviço que seria obrigação do Estado. Há muito a avançar, pois a educação ainda não é efetivamente prioridade de governos, sendo que o planejamento educacional fica dependente do planejamento econômico, comprometendo os avanços e a verdadeira democratização da educação infantil, que depende de recursos financeiros para suprir, por exemplo, a demanda por espaço físico adequado e contratação de professores. 

 05 – Sabemos que a construção de uma pesquisa é árdua, peço que nos conte sobre os desafios, as dificuldades que surgiram ao longo da pesquisa, e como fez para superá-las, já que o trabalho está concluído com êxito! 

O mais difícil foi a disciplina para o estudo. A pesquisa demanda tempo e é necessário dedicar-se, abrindo mão de outros afazeres e colocando seu trabalho em primeiro lugar. Após estabelecer uma disciplina de estudo e priorizar a pesquisa, isso ficou mais fácil. 


06 - Nós do Blog BaguncEI, agradecemos sua participação neste esforço de publicizar boas ideia para " bagunçar" a cabeça de quem faz a Educação Infantil acontecer com qualidade, e você nos traz uma importante contribuição nesse sentido. Peço finalmente que deixe seu último recado, agradecimento, enfim, a palavra é sua!


Pesquisar sobre educação infantil me aproximou de um estudo sobre os desafios que o país e a sociedade têm pela frente. Conhecer sobre o desenvolvimento da educação infantil em Londrina foi um desafio prazeroso, pois trouxe um significado próxima à minha realidade profissional. Apesar de trabalhoso, não considero a pesquisa um processo árduo, pelo contrário, foi muito gratificante. Além de uma satisfação profissional, foi uma satisfação pessoal. Sobretudo, deixou a certeza da necessária luta em defesa pela educação pública de qualidade.


profile
Entrevista realizada por Cristiane dos Santos Farias-
Professora Pedagoga de Educação Infantil
Mestranda em política Educacional
Membro do FEIPAR Pé-Vermelho
Entrevista com a mestre em Educação - Daniela Zanoni de Oliveira Lima Entrevista com a mestre em  Educação - Daniela Zanoni de Oliveira Lima Reviewed by Blog Baguncei on março 10, 2018 Rating: 5
comentários via Facebook