Segundo Encontro do FEIPAR com a Professora Doutora Greice Ferreira da Silva

Segundo Encontro do FEIPAR com a Professora Doutora Greice Ferreira da Silva



A manhã de 2 de outubro trouxe reflexões aos educadores infantis quanto ao ensino da leitura e escrita




O segundo encontro da IV Jornada do Feipar, o Fórum de Educação Infantil do Paraná, pelo grupo de trabalho Pé Vermelho contou com a presença da célebre Greice Ferreira da Silva, Doutora em Educação Infantil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, a UNESP de Marília.

Greice que marcou a palestra com proximidade e fluidez de diálogo com os ouvintes trouxe à tona "O Sentido da Escrita Para Crianças Pequenas" com a paixão que só uma educadora que possui experiência de dez anos como professora alfabetizadora na Educação Infantil poderia ter.

Greice Ferreira da Silva


Iniciando a palestra com o conto "Adivinha o quanto eu te amo" de Sam McBratney que contém um enredo aconchegante e cheio de sensações advindas do personagem principal - um filhote de coelho que tenta dizer ao pai o quanto o ama utilizando o meio externo como medida - falou da importância da boa literatura infantil para inserir a criança ao universo da escrita. Não da forma mecânica que muitas vezes imaginamos o aprendizado desta e sim, estabelecendo relações cotidianas da criança com a escrita para que a mesma forme a ideia própria do que isso representa para ela.
Traçando a diferença entre compreender o discurso e decodificá-lo, enriqueceu a todos lembrando do papel fundamental do educador na hora de ampliar a forma do entendimento dos pequenos. Nas palavras da professora "Ler é construir e reconstruir no pensamento e estabelecer com a vivência para compreender", logo, a criança não deve achar que ler é simplesmente juntar as sílabas, pois ler é
apropriar-se da cultura humana.
Com embasamento teórico alicerçado em nomes como Lev Vygotsky, Dagoberto Buim Arena e Suely Amaral Mello ainda ressaltou como é indispensável os momentos lúdicos e a participação da criança no desenrolar dos projetos de criação e demais atividades em sala de aula para que os meninos e meninas sintam interesse em comunicar-se e utilizar da escrita como forma de legitimação e sentimento de pertencimento ao meio externo. É importante que a criança entenda o porque de aprender a escrever, uma vez que a escrita é uma via de mão dupla, o professor incita o aluno a aprender e esse deve ter uma intenção para escrever o que gera a dedicação.
Greice trouxe a reflexão do como educar através da perspectiva das crianças, colocando-se muitas vezes dentro do universo curioso delas. Seja no manuseio das produções em sala de aula ou no processo investigativo natural a palestra foi como uma aula. A aula do ensinar coisas.
Por fim, após vermos inúmeras produções de encher os olhos de qualquer profissional da área ou não, todas feitas por Greice, a doutora terminou sua apresentação com a mesma leveza com que começou, recitando um poema:
O apanhador de desperdícios
Uso a palavra para compor meus silêncios.
Não gosto das palavras
fatigadas de informar.
Dou mais respeito
às que vivem de barriga no chão
tipo água pedra sapo.
Entendo bem o sotaque das águas
Dou respeito às coisas desimportantes
e aos seres desimportantes.
Prezo insetos mais que aviões.
Prezo a velocidade
das tartarugas mais que a dos mísseis.
Tenho em mim um atraso de nascença.
Eu fui aparelhado
para gostar de passarinhos.
Tenho abundância de ser feliz por isso.
Meu quintal é maior do que o mundo.
Sou um apanhador de desperdícios:
Amo os restos
como as boas moscas.
Queria que a minha voz tivesse um formato
de canto.
Porque eu não sou da informática:
eu sou da invencionática.
Só uso a palavra para compor meus silêncios.
Manoel de Barros
No próximo 18 de outubro às 8h 30 min haverá o terceiro encontro da jornada com a palestra da professora doutora Marta Sforni. As inscrições ainda podem ser feitas no local, prédio do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional) da UEL.


Reportagem: João Guilherme França, aluno de jornalismo da Universidade Estadual de Londrina e integrante do projeto de extensão Apropriações Teóricas e Suas Implicações na Educação Infantil.
Fotos: Sidney Stone
Segundo Encontro do FEIPAR com a Professora Doutora Greice Ferreira da Silva Segundo Encontro do FEIPAR com a Professora Doutora Greice Ferreira da Silva Reviewed by Blog Baguncei on novembro 13, 2017 Rating: 5
comentários via Facebook